terça-feira, 31 de maio de 2011

O friozinho chegou!!!

E com ele a moda em tricô e crochê está em alta.
Lindos luks da nova coleção para o inverno 2011










Encontro romântico

Decoração de mesa, para o dia dos namorados..


Para completar a decoração com toque bem pessoal,  faça você mesma esta deliciosa receita de maçã do mor.
E feliz dia dos namorados!!!


       
Ingredientes                                                                          
500 gr de açúcar
2 colher(es) (chá) de vinagre branco
1 colher(es) (chá) de anilina vermelha.
4 unidade(s) de maçã

Modo de preparo

Misture os três primeiros ingredientes
O ponto da calda é aquele logo após o derretimento do açúcar. (Por volta de 147 C).
 e faça uma calda grossa. Pegue as maçãs e espete em palitos de sorvete e mergulhe na calda. Ponha no tabuleiro e deixe esfriar.O complemento de sua mesa romântica está pronto, bom proveito.

sábado, 28 de maio de 2011

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!!!

                                                                                                                                                                                                                                                
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)


Padre Fábio de Melo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PRAZER EM CONHECÊ-LO!

                                                             Quando somos apresentados a alguém, dizemos educadamente: "Prazer em conhecê-lo". Falamos isso para os outros inúmeras vezes. Será que já dissemos isso a nós mesmos?

O autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer empreendimento humano. No entanto, a maioria das pessoas passa a vida fugindo de si mesma, com medo de defrontar. Sócrates, o grande fisófoso do século V a.C., dizia que a vida não examinada não vale a pena ser vivida.
A máxima de sua doutrina era: "conhece-te a ti mesmo"

http://celinamissura.blogspot.com/              
        

Transtornos da Personalidade.

                                                                                           
Desde cedo procuro entender o comportamento humano,porque somos tão diferentes, costumo  me analisar; tive motivos para agir assim ou não? Leio livros, acompanho novas descobertas da ciência, cursei pedagogia até a metade,    onde aprendi um pouco mais, e vou  passando para vocês o que acho
interessante em nossos comportamentos o que encontro na Net. Ainda sonho 
em  ser psicóloga, um dia quem sabe eu volto para a faculdade.
1. - Encanto superficial e manipulação


Nem todos psicopatas são encantadores, mas é expressivo o grupo deles que utilizam o encanto pessoal e, conseqüentemente capacidade de manipulação de pessoas, como meio de sobrevivência social.
Através do encanto superficial o psicopata acaba coisificando as pessoas, ele as usa e quando não o servem mais, descarta-as, tal como uma coisa ou uma ferramenta usada. Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes ou para com os sentimentos de seu semelhante. Transformando seu semelhante numa coisa, ela deixa de ser seu semelhante.
O encanto, a sedução e a manipulação são fenômenos que se sucedem no psicopata. Partindo do princípio de que não se pode manipular alguém que não se deixe manipular, só será possível manipular alguém se esse alguém foi antes seduzido.
2. - Mentiras sistemáticas e Comportamento fantasioso. Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.
O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.
Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc.
É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais. Isso porque sua personalidade é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, à seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade é narcisística. Esse indivíduo pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.
3. - Ausência de Sentimentos AfetuososDesde criança se observa, no psicopata, um acentuado desapego aos sentimentos e um caráter dissimulado. Essa pessoa não manifesta nenhuma inclinação ou sensibilidade por nada e mantém-se normalmente indiferente aos sentimentos alheios.
Os laços sentimentais habituais entre familiares não existem nos psicopatas. Além disso, eles têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional.
4. - AmoralidadeOs psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.
5. - ImpulsividadeTambém por debilidade do Superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes.
Essa impulsividade reflete também um baixo limiar de tolerância às frustrações, refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais. Por outro lado, os defeitos de caráter costumam fazer com que o psicopata demonstre uma absoluta falta de reação frente a estímulos importantes.
6. - IncorregibilidadeDificilmente ou nunca o psicopata aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular, como dissemos, durante algum tempo seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade voltam à tona com as falcatruas de praxe.
7. - Falta de Adaptação SocialJá nos primeiros contatos sociais o psicopata, desde criança, manifiesta uma certa crueldade e tendência a atividades delituosas. A adaptação social também fica comprometida, tendo em vista a tendência acentuada do psicopata ao egocentrismo e egoísmo, características estas percebidas pelos demais e responsável pelas dificuldades de sociabilidade.
Mesmo no meio familiar o psicopata tem dificuldades de adaptação. Durante o período escolar tornam-se detestáveis tanto pelos professores quanto pelos colegas, embora possam dissimular seu caráter sociopático durante algum tempo. Nos empregos a inconstância é a característica principal.
http://www.psiqweb.med.br


Meia verdade é sempre uma mentira inteira

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Simpatia é quase Amor!

                                                                                       
Simpatia – é o sentimento

Que nasce num só momento,

Sincero, no coração;

São dois olhares acesos

Bem juntos, unidos, presos

Numa mágica atração.
Simpatia – são dois galhos

Banhados de bons orvalhos

Nas mangueiras do jardim;

Bem longe às vezes nascidos,

Mas que se juntam crescidos

E que se abraçam por fim.
São duas almas bem gêmeas

Que riem no mesmo riso,

Que choram nos mesmos ais;

São vozes de dois amantes,

Duas liras semelhantes,

Ou dois poemas iguais.
Simpatia – meu anjinho,

É o canto de passarinho,

É o doce aroma da flor;

São nuvens dum céu d’agosto

É o que m’inspira teu rosto…

- Simpatia – é quase amor!
Casimiro de Abreu

Amor...


                                                                               
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.



2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.


3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.


4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,


5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;


6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;


7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;


9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;


10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.


11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.


12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.


13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor
.

I Coríntios 13

SANTO ANTÔNIO - Simpatias para quem está só

                                                                                                                                                                   
1) Abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz”.

2) Acender uma vela rosa, de qualquer tamanho, em um pires com mel e pedir ao Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.

 3) Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no sereno, na véspera do dia de Santo Antônio, pedindo tudo que almeja para a realização afetiva - felicidade, respeito, harmonia, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc.


No dia seguinte, passar água nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade e que o amor seja pleno e digno.

 4) No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor.

Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Borbulhas de Amor 3D

Faltam 20 dias para o dia dos Namorados!!!










                                                                                         

AUTOHEMOTERAPIA EMAGRECE

                                                                
Emagreci com AH sem fazer dieta.


Emagreci 4 quilos no primeiro mês quando comecei a fazer AH, foi um quilo por semana
acho que era inchaço, graus de miopia e astigmatismo baixaram em mais de 60%, e todos os outros problemas de saúde desapareceram completamente. Me apaixonei pela AUTO HEMOTERAPIA, nunca
mais vou deixar de fazer.


Todas as pessoas que conheço e que fazem, estão satisfeitas, "TODAS". A AH só faz mau para o bolso dos médicos e das indústrias farmacêuticas, já pensaram que se um dia for liberado, quanto essas indústrias irão perder, é por isso que são contra, estão defendendo o deles, paciente curado não dá lucro para a medicina convencional. Deus abenções Dr. Luis Moura e todos os praticantes da AH.AUTOHEMOTERAPIA EMAGRECE

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ERVAS - que nos trazem bem estar

                                                                     

MEDITAÇÃO: ênula, zimbro, bálsamo-de-tolu, ciperácea, sálvia esclaréia, giesta, glicínia, sândalo, cálamo-aromático, magnólia, mirra.


A SORTE: canela, jasmim, lótus, jacinto, baunilha, cumaru, gerânio, noz-moscada, bergamota, cipreste.


ATRAIR SUCESSO E PROMOÇÕES: azaléia, cravo-de-defunto, olíbano, hortelã-pimenta, erva-cidreira, hissopo


O AMOR: ervilha-de-cheiro, lótus, jacinto, baunilha, bétula, camélia, coentro, lírio-florentino, rosa, cumarina, laranja-azeda.


A CLARIVIDÊNCIA E ESTÍMULO DA MENTE: açafrão, capim-limão, louro, anis-estrelado, babosa, aipo, cânfora, ênula, zimbro, anis-estrelado, estoraque, funcho, madressilva, cacto, cálamo-aromático, gengibre.


SONHOS PROFÉTICOS: peônia, mimosa, amarílis, giesta.
AFASTAR ENERGIAS NEGATIVAS: cânfora, comigo-ninguém-pode, guiné, arruda, alecrim, espada-de-são-jorge.


MELHORAR AS FINANÇAS: camomila, olíbano, alfazema, erva-cidreira, cedro, hissopo, cipreste, abóbora.


AMIZADES: ervilha-de-cheiro, urze, citronela, erva-cidreira.


CONTRA ENERGIAS NEGATIVAS: alecrim, louro, jasmim, cenoura, violeta, hortelã-pimenta, verbena, assa-fétida, gerânio, manjericão, patchouli, hissopo, noz-moscada, bergamota

domingo, 15 de maio de 2011

Um Amor de Verdade

Baktus!!!!



                                                                       
Quentinho, gostoso de usar e fácil de fazer, o baktu é sucesso garantido neste inverno 2011.



Material:

2 novelos de lã  (100g cada)
1 par de agulhas para tricô n 10
2 enfeites para as pontas.

Modo de Fazer:

O trabalho é todo realizado em ponto musgo ou cordões de tricô (todas as carreiras ou em malha ou em tricô- tanto no direito quanto no avesso do trabalho).
Colocar na agulha 5p e tricotar duas carreiras. A partir da 3ª carreira, aumentar 1 p sempre do mesmo lado e de 6 em 6 carreiras, antes do último ponto até completar 28p no total (23 vezes). Quando completar 28p será o centro da trabalho. A partir daí, dimimuir 1p, sempre do mesmo lado, antes do último ponto e de 6 em 6 carreiras até chegar aos 5p do início. Arrematar todos pontos e colocar um enfeite nas 2 pontas.


sábado, 14 de maio de 2011

Canção na plenitude

                                                                                             
Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.
Lya Luft

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tese de Gurdjieff - As 20 regras da vida

                                                                           
Olá pessoal!!
Recebi esta mensagem por e mail; adorei e resolvi compartilhar com vocês, espero que esta possa ajudá-los, assim como ajudou a mim.


1. Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.


2. Aprenda a dizer não, sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é uma desgaste enorme.


3. Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.


4. Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.


5. Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual, por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.


6. Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.


7. Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.


8. Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.


9. Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.


10. Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.


11. Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.


12. Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso a trava do movimento e da busca.


13. É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.


14. Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.


15. Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.


16. Competir no fazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo… para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.


17. A rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza.


18. Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.


19. Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.


20. Entenda, de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que fizer de si mesmo.

Origami - arte tradicional Japonesa


Esta arte japonesa, é recomendade por espesiacialista para:
- estimular e melhorar a capacidade de concentração.
- desenvolver a coordenação motora fina
- melhorar a destreza manual e a paciência
- reduzir o estresse
- melhorar a visão espacial
e, ainda contribui para a melhoria da forma de expressar, possibilitando satisfação pessoal daqueles que praticam o origami, podendo criar diferentes formas com um pedaço de papel, que se traduz como material de fácil acesso e mesmo reciclável, contribuindo para o meio ambiente.
Algumas pesquisas mostraram que a prática do origami na educação de crianças e de adultos ajuda no desenvolvimento de habilidades


Papel dobradura:


É o papel mais usado para fazer Origami, pois como o nome da já diz, é própio para se dobrar. A melhor marca deste papel é a Spiral, a melhor opção para substituir o Papel Japonês original.À princípio, qualquer papel serve para fazer dobraduras, cabendo a cada um pesquisar e selecionar o mais apropiado ao modelo feito. Ao escolher o tipo de papel, observe a sua espessura, pois papéis grossos demais acabam se quebrando ao serem vincados. Já papéis muito finos ou moles não podem ser dobrados ou desdobrados muitas vezes, pois rasgam-se facilmente e não têm a rigidez necessária.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Não sei quantas almas tenho.

                                                                   

Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que soque não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa

terça-feira, 10 de maio de 2011

Por enquanto

                                                                     

Mudaram as estações
Nada mudou
Mas eu sei que
Alguma coisa aconteceu
Está tudo assim
Tão diferente...


Se lembra quando a gente

Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre
Sempre acaba...

Mas nada vai
Conseguir mudar
O que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí, então, estamos bem...

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo
De volta pra casa...

Cássia Eller

- Não tem sentido essa discussão, somos todos do mesmo chão.

                                                                             
O dia todo aborrecida, dona Cebola diz à Batata entristecida:


- O meu vestido violeta é de rainha. Que faço eu nesta cozinha? Minha cor é, na verdade, a última novidade!


Quase zombando, o Salsão dá sua opinião:


- Vê se deixa de cascata, você nasceu como a Batata! Debaixo da terra, escondida. Então por que está envaidecida? E de mim o que direi? Até pareço filho de um grande rei.


- Hum! Isso não é nada por agora. Eu, sim, pareço uma grande senhora. Ser Cenoura, isso sim é que é vida. Certamente serei muito conhecida.


O tomate, vermelho de orgulho, não queria ficar fora do barulho:


- Com preferência o Sol me olhou e, com carinho, me maturou.


“Quanta inveja sem razão! Ora que situação!”, pensa triste a Batata com um ar de preocupada. E, finalmente, toma a palavra:


- Não tem sentido essa discussão, somos todos do mesmo chão. Todos, amigos devemos ser, e entre nós, a alegria vai crescer.


A Abobrinha diz radiosa: “A proposta é maravilhosa!”.


E a Ervilha proclama séria: “Essa é a coisa mais bela! Com a Batata nós concordamos, e agora recomeçamos. Novos todos seremos e entre nós a amizade teremos”.


A cozinha agora é serena, que grande mudança de sena! Sem inveja ou ciumeiras, sem gritos ou choradeiras. Que alegria, que emoção fazer juntos um sopão

 Pe. Severino Isaías Lima

domingo, 8 de maio de 2011

Síndrome da fadiga crônica

                                                                                             
síndrome da fadiga crônica  é uma desordem complexa e desabilitante caracterizada pela fadiga profunda que não melhora com descanso deitado e que pode ser piorada por atividade física ou mental. Pessoas com síndrome da fadiga crônica geralmente funcionam em um nível de atividade substancialmente menor do que eram capazes antes do aparecimento da doença. Adicionalmente, pacientes reportam vários sintomas não-específicos que incluem fraqueza, dor muscular, memória prejudicada, piora na concentração, insônia e fadiga após exercícios exaustivos que dura mais de 24 horas. Em alguns casos a síndrome da fadiga crônica pode persistir por anos.



As causa mais comuns costumam ser:
-Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, arritmias, etc.);

- Doenças auto-imunes (lúpus, polimiosite, etc.);

- Doenças pulmonares (enfisema, quadros infecciosos, etc.);

- Doenças endócrinas (hipotireoidismo, diabetes, etc.);

- Doenças musculares e neurológicas;

- Apnéia do sono e narcolepsia;

- Abuso de álcool e outras drogas;

- Obesidade;

- Depressão e outros distúrbios psiquiátricos;

- Infecções;

- Tumores malignos.

Considera-se portadora da síndrome toda pessoa com fadiga persistente, inexplicável por outras causas, que apresentar no mínimo quatro dos sintomas citados abaixo, por um período de pelo menos seis meses:

• Dor de garganta;

• Gânglios inflamados e dolorosos;

• Dores musculares;

• Dor em múltiplas articulações, sem sinais inflamatórios (vermelhidão e inchaço);

• Cefaléia com características diferentes das anteriores;

• Comprometimento substancial da memória recente ou da concentração;

• Sono que não repousa;

• Fraqueza intensa que persiste por mais de 24 horas depois da atividade física.


Os sintomas são passíveis de tratamentos paliativos, entretanto antiinflamatórios são recomendados para as dores musculares ou articulares; drogas antidepressivas podem melhorar a qualidade do sono.

Mudanças de estilo de vida podem ser úteis. Os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, uso moderado de álcool, exercícios regulares de acordo com a disposição física e a manutenção do equilíbrio emocional para controlar o estresse.

Reabilitação fisioterápica e condicionamento físico são fundamentais para a manutenção da atividade física e profissional. Tratamento psicoterápico também é indicado.

Condições médicas semelhantes à síndrome da fadiga crônica

Muitas doenças têm espectro de sintomas similares à síndrome da fadiga crônica. Essas doenças incluem, entre outras, fibromialgia, encefalomielite miálgica, neurastenia, sensibilidade química múltipla, narcolepsia, hipotiroidismo, apnéia do sono, depressão, esquizofrenia e mononucleose crônica. Embora essas doenças possam apresentar outro sintoma principal, a fadiga crônica é comumente associada a todas elas.

Como em todas as doenças mal conhecidas, proliferam os assim chamados tratamentos naturalistas, alguns dos quais apregoam resultados milagrosos para a fadiga crônica. Infelizmente, não há qualquer evidência científica de que eles modifiquem a evolução da doença.
.http://rosamcarvalho.blogspot.com