sábado, 11 de dezembro de 2010

Receita de Panetone



Uma lenda diz que o "Pão doce" foi inventado em Milão, na Itália, em 1495, no castelo do duque Ludovico Sforza. Ele queria uma comida especial para a Natal daquele ano, e encarregou dessa tarefa aos seus cozinheiros. Um deles teve a idéia de misturar na massa uvas passas e frutas secas. Deu-lhe o nome de "panettone", que dizem se originar de "Pane di Toni", que seria o nome do inventor.

r
Ingredientes para a Massa:

1 xícara (chá) de água morna

1 xícara (chá) de farinha de trigo

4 tabletes de fermento biológico fresco
200g de manteiga
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
6 gemas
1kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna

Ingredientes para o Recheio:
2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
½ xícara (chá) de nozes picadas
1 ½ xícara (chá) de uvas passas pretas

Demais Ingredientes:
4 colheres (sopa) de margarina para cobrir os panetones

Modo de Preparo
Massa: Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo de trigo e o fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos. em seguida, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a farinha e a água morna. Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Em uma outra tigela, misture as frutas cristalizadas, as nozes, as uvas passas e reserve.
Divida a massa em quatro partes. Abra cada uma das partes e espalhe o recheio. Enrole como um rocambole, una as pontas e coloque em uma forma para panetone. Repita a operação com as outras partes da massa e deixe descansar por 10 minutos. coloque uma colher de margarina sobre cada panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Dica: antes de passar a margarina sobre o panetone, faça um X sobre o panetone com o auxílio de uma faca para a margarina penetrar mais na massa.
Sugestão: no recheio, colocar chocolate ao leite ou meio-amargo picados



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei tua visita, tua opinião é muito importante pra mim.
Bjusss!!! e volte sempre