sexta-feira, 30 de abril de 2010

DIA DO TRABALHO

Numa época de muros, grades e cercas elétricas, construímos um muro alto também entre o que está fora, profano, e o que está dentro do templo, sagrado, entre o divino e o humano, entre corpo e alma, entre espírito e matéria, entre o céu e a terra. Entretanto, construir uma ponte para proporcionar o transporte de pessoas e veículos é um trabalho literalmente de pontífice, "construtor de pontes", entre margens que se dizem opostas, desde o engenheiro, passando pelo mestre-de-obras até o mais humilde trabalhador.
O agricultor, este então tem a nobre missão de realizar o trabalho de semear, colher e colocar à disposição produtos de qualidade e em quantidade suficiente para alimentar a população. Planta e colhe flores, que a vida sem flores é um quadro sem moldura, e sem perfume.
Com o seu lavor, o artista bota espírito na matéria.
O professor e todos os que cuidam da mente, da alma e do corpo, e da informação, realizam uma tarefa construtiva, agregando sentido divino a valores materiais e humanos.
Com realismo transcendente e carregado de expressão e significado, poetou Dom Marcos Barbosa o trabalho do varredor de rua:
“Varredor que varres a rua, tu varres o reino de Deus.”
Nada mais sério que uma criança brincando. É o seu tipo de trabalho.
Já se disse que a ociosidade é a mãe de todos os vícios. E ociosidade se define como inatividade, inclusive forçada, como a de tantos presidiários.
Para repor energias, ser desfrutado e representar divisas em benefício de toda a comunidade, o próprio lazer depende de infraestrutura pelo cumprimento de inúmeras tarefas. Também curtir uma janela para ver a banda passar e vibrar, sim, mas curtir uma janela para ver, ou não ver, a vida passar e murchar pode ser apatia, falta de empreendedorismo, falta de sentido da vida, falta de sentido do outro ou de mera ocupação com a vida do outro, mormaço de espírito amorfo, igual ao mormaço do tempo à janela, ou janela indiscreta, de fofocas.
Em tempo, orar também pode ser uma produção mística para uma ascese efetiva e produtiva. Ler e escrever, também outra maneira de produzir.
A tecnologia hoje existente é fruto de inúmeros esforços e trabalho.
Workholic. Pessoa que tem necessidade compulsiva de trabalhar muito. Também não. Corta essa. Trabalhar compulsivamente pode ser uma fuga ou achar-se insubstituível. Às vezes se trabalha até a exaustão por uns momentos de glória, uns minutos de prazer. Xiiii... E depois?
Em vez disso, monitorar o tempo, curtir cada idade: conselho fácil de aprender, difícil de apreender.
Hoje é dia de comemorar trabalho, realizado e por realizar, e os trabalhadores.
Judeu-italiano sobrevivente de Auschwitz, Primo Levi deixou registrada sua apologia ao trabalho realizado com amor, dizendo que o amor ao trabalho, infelizmente privilégio de poucos, constitui a melhor forma de se aproximar da felicidade, na terra. Falou e disse.
Bom-trabalho! É o que se deseja diariamente.
E, hoje, bom Dia do Trabalho!



fernanda araujo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei tua visita, tua opinião é muito importante pra mim.
Bjusss!!! e volte sempre