quinta-feira, 23 de junho de 2011

Papel Machê






                                                                               
Olá pessoal!!!
Nos meus passeios pela Net, coisa normal, encontrei estas coisa lindíssimas feitas com papel machê, adorei e fui procurar a origem, achei interessante e dá para fazer em casa.Existes trabalhos inimagináveis, é só colocar sua imaginação e pronto;como mágica aparecem máscaras, vasos, e muito mais.
Então conheça um pouco da história e a receita caseira do Papel Machê.


http://www.adrianajardim.com.br
.Literalmente, papel machê significa papel mascado. O seu processo produtivo compreende muito mais que uma única fórmula. Assim sendo, algumas pessoas que desenvolveram métodos próprios, chegaram inclusive a guardá-los secretamente. A técnica é realizada através de uma massa feita com papel picado em água, coado, acrescido de cola, originando uma pasta.Em face da variada utilização que possui, o papel machê além de proporcionar beleza, tem na durabilidade e na leveza suas principais características. Outra característica que possui é a facilidade de modelagem e o fato de aceitar a adição de uma grande variedade de ingredientes para a obtenção da pasta final. Com a tomada de consciência sobre os atuais problemas ecológicos, assim como o que diz respeito a alternativas de produção por sistemas não poluentes, também destinados a resgatar do meio insumos que não estejam recebendo destinação final adequada e o intento de preservar-se os recursos naturais existentes, o papel machê vem despertando adeptos em várias partes do mundo. O principal insumo empregado na produção do papel machê é o papel reciclado. Isso reitera a idéia de que resinas, fibras de vidro, borracha e outras substâncias artificiais, além de nocivas têm um preço ecológico bastante alto. Portanto, o papel reciclado figura como material alternativo em face da possibilidade de reaproveitamento que possui quando da fabricação de sua pasta base. As possibilidades de se trabalhar com a pasta de papel vão muito além das que outros materiais apresentam. O processo de manipulação do material é bastante flexível e viabiliza a modelagem tanto plana como em estruturas tridimensionais. Quando seco, contém propriedades da madeira. Pode ser raspado, lixado e gravado. É leve e sua vida útil longa faz com que o seu desempenho continue a atender por um considerável período de tempo às necessidades do consumidor. Não obstante, pode ser reciclado continuamente, reintegrando-se à cadeia de produção.

Material:
# 2 rolos de papel higiênico
# Água
# Bacia ou balde
# Peneira ou escorredor
# Liquidificador
# 1/2kg de cola branca (uso cola a base de PVA)
Modo de preparar:
receita papel mache1 Receita de Papel Machê (papier mâchè)
receita papel mache2 Receita de Papel Machê (papier mâchè)
receita papel mache4 Receita de Papel Machê (papier mâchè)
receita papel mache5 Receita de Papel Machê (papier mâchè)
1. Coloque o(s) rolo(s) de papel higiênico, sem o cilindro interno de papelão, em um recipiente e adicione água.
Obs.: Você pode adicionar agua fria ou quente. A água quente dissolve mais rapidamente as fibras do papel.
2/3. Esfarele o papel até dissolver bem.
Atenção: Se usou água quente espere esfriar um pouco e mexa com uma espátula.
Obs.: Nessa  etapa pode-se utilizar o liquidificador para abter uma massa mais suave. Coloque uma porção e adicione três porções proporcionais de água. Liquidifique, coe e siga a sequencia a partir do quadro 4.
4/5. Retire o excesso de água com a ajuda de um coador. É importante que o papel seja bem coado. Aperte entre as mãos pequenas quantidades de papel retirando bastante a água.
Obs.: Você pode colocar os bolinhos de papel em uma tolha, enrolando-os e espremendo-os ainda mais.
6. Depois de retirar bastante a água, esfarele o papel com as mãos até conseguir “grãos” bem suave.
Obs.: Você pode, mais uma vez, liquidificar para conseguir uma consistência mais fininha.
7/8. Adicione cola aos poucos até que a massa fique úmida e com consistência parecida com
massa de modelar.

Um comentário:

  1. Lindas peças e é tão bom fazer isso.Fazia há bastante tempo. Até havia esquecido,srrs bjs.lindo fds,chica

    ResponderExcluir

Adorei tua visita, tua opinião é muito importante pra mim.
Bjusss!!! e volte sempre