domingo, 21 de março de 2010

Receita de ovos de Páscoa

São lindos, gostosos, e ainda dá para faturar um dinheiro extra





Páscoa
Ingredientes:

 Ingredientes para o caramelo:
 ½ xícara (chá) de leite integral (100 ml)
1 pitada de sal
 2 colheres (chá) de café solúvel
 ¼ de xícara (chá) de xarope de glucose de milho branco (75 g)
 1 lata de creme de leite (300 ml)
 2 xícaras (chá) de açúcar (360 g)
 200 g de manteiga sem sal
Para o ovo: 500 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto

Materiais necessários:
 1 cortador de alumínio em formato de gota
 2 moldes para ovo de 750 g
 1 placa de alumínio
 papel-manteiga
 pincel culinário
 papel celofane
 fita

Preparo:

1. Comece preparando o caramelo: ferva o leite com o sal, o café solúvel, a glucose e o creme de leite. Caramelize o açúcar em fogo bem baixo, acrescente a manteiga e mexa até derreter. Junte o leite fervente ao caramelo e mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até adquirir ponto de bala “mole” (para identificar esse ponto, coloque um pouco do caramelo em uma xícara com água fria; se ao esfriar ele formar uma bolinha, o ponto de bala está correto). Retire-o do fogo e deixe-o esfriar completamente.

2. Derreta e tempere o chocolate meio amargo: pique o chocolate, coloque em um refratário e derreta-o em banho-maria ou microondas, potência média, por cerca de 2 minutos e 45 segundos. Transfira-o para outro recipiente e coloque-o sobre um refratário com água fria, mexendo intensamente até que o chocolate atinja a temperatura adequada para a moldagem (31ºC). Se você não tiver um termômetro, teste a temperatura do chocolate colocando uma pequena porção sobre o lábio inferior; se sentir uma sensação de frio, está na temperatura certa.

3. Faça o suporte do ovo com cerca de 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido e temperado. Coloque o cortador sobre uma placa de alumínio forrada com papel-manteiga, despeje o chocolate dentro do aro, dê algumas batidinhas para eliminar as microbolhas e leve-o à geladeira por cerca de 20 minutos ou até secar. Retire-o da geladeira e desenforme.

4. Modele o ovo: pincele os moldes para ovo de 750 g com o chocolate meio amargo temperado e leve-os à geladeira por alguns segundos até secar. Repita esse procedimento mais uma vez para que o ovo fique com a espessura ideal para rechear.

5. Recheie a casca: utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe 3 colheres (sopa) de caramelo por toda a superfície de cada um dos moldes com chocolate, deixando 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Leve-os à geladeira por 5 minutos ou até o caramelo ficar firme.

6. Finalize o ovo: espalhe o chocolate restante por toda a superfície do recheio, cobrindo-o completamente. Raspe os moldes com uma espátula, formando uma borda mais grossa e leve-os de volta à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire os moldes, deixando-os sobre a grade da geladeira com a cavidade virada para baixo até que fiquem opacos, podendo então ser desenformados. Com o auxílio de um pincel, espalhe uma camada de chocolate meio amargo em cada metade do ovo e, em seguida, faça círculos com a ponta dos dedos, formando ondas. Deixe secar, passe rapidamente as metades em uma chapa quente para poder juntá-las. Cole a base do ovo sobre o suporte com um pouco de chocolate derretido e temperado e segure até secar. Embale o ovo com papel celofane transparente e finalize com um laço.

Rendimento: 1 ovo de 750 g
Tempo de preparo: 30 minutos

http://www.guiademulher.com.b/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei tua visita, tua opinião é muito importante pra mim.
Bjusss!!! e volte sempre