quarta-feira, 3 de março de 2010

Colomba Pascal com maçã

Meninas na Páscoa não pode faltar colomba, esta receita é de fácil preparo, e se fizer para vender dá uma boa graninha!!!

Ingredientes:

Recheio:
2 maçãs médias descascadas e picadas em cubos
1 xícara (chá) de uva passa preta sem sementes
2 colheres (sopa) de rum

Massa:
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 tabletes (30g) de fermento biológico
5 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

Cobertura:
1 clara média
5 colheres (sopa) de adoçante em pó para culinária
1 colher (sopa) de cacau em pó.

Modo de Fazer:

Recheio:
Coloque em uma tigela a maçã, a uva passa e o rum e reserve.

Massa:
Misture numa tigela metade do leite morno com o fermento biológico. Acrescente 1 xícara (chá) de farinha de trigo e o açúcar e mexa até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido. Em seguida, adicione o leite restante, os ovos e o adoçante em pó e misture até ficar homogêneo. Aos poucos, junte a farinha de trigo restante e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 5 minutos, ou até ficar lisa. Abra a massa grosseiramente com as mãos e espalhe o recheio. Enrole a massa com as mãos e coloque-a em 2 fôrmas de papel, próprias para colomba, com capacidade de 1/2 kg cada uma. Cubra a massa e deixe crescer por mais 45 minutos, em local aquecido. Depois de 30 minutos, ligue o forno à temperatura média.

Cobertura:
Numa tigela, bata com um batedor manual a clara, o adoçante e o cacau em pó por 2 minutos, ou até obter um glacê homogêneo. Espalhe sobre a massa de maneira uniforme. Em seguida, leve as fôrmas ao forno por 45 minutos, ou até que enfiando um palito na massa ele saia limpo.


VOCÊ SABE O QUE SIMBOLIZA A COLOMBA PASCAL?

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

2 comentários:

  1. Oiii, Elzinha obrigada pela visita , eu estive um pouco ausente mas acho que estou de volta(rsrsrs) Adorei essa receita, no final do mes vou fazer uma linda viagem e vou levar essa colomba para minha anfitriã.bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elzinha

    Obrigado pelas visitas, e a gentileza é claro,
    passei pra pegar esta receita, que delícia, agora diz se da pra fazer regime, assim não dá rss.

    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir

Adorei tua visita, tua opinião é muito importante pra mim.
Bjusss!!! e volte sempre