A Lua protagonizou neste sábado (19) um impressionante espetáculo para o planeta Terra, onde foi possível visualizá-la maior e mais brilhante do que o normal, por se encontrar em sua posição mais próxima em 18 anos.
O fenômeno é conhecido como "super Lua" e ocorre quando essa aproximação coincide com a fase cheia de nosso satélite natural.
A Lua atingiu seu perigeu - o ponto de sua órbita em que estará mais próxima da Terra. Pela primeira vez desde 1993, os dois fatores acontecem no mesmo momento, algo que entusiasmou astrônomos e curiosos que preparam seus telescópios para desfrutar o espetáculo.Se o tempo permitir, no momento da coincidência de fatores, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior que o normal.
No entanto, parte do fenômeno surge de um efeito óptico, já que na realidade o astro "só" se aproxima da Terra, segundo a Nasa, agência espacial americana, 26.323 quilômetros, mas, graças a isso, a Lua pode ser vista como se estivesse em uma grande lupa.O fenômeno aconteceu às 16 horas (horário de Brasília), quando a Terra e seu satélite ficaram exatamente a 356.575 quilômetros de distância. Só 50 minutos mais tarde a Lua entrou em fase de cheia, amplificando o efeito de aproximação.
Enquanto neste sábado (19) foi possível enxergar a "maior Lua" de quase duas décadas, no dia 11 de outubro deste ano poderá ser visto o efeito contrário. O satélite estará em seu apogeu, seu ponto mais distante, e aparecerá 12,3% menor
Oi, Elzinha!
ResponderExcluirSabe que fiquei triste de não poder ver a lua...? Ontem ela já estava linda e apareceu no início do anoitecer, mas hj tudinho nublado...Mas ontem eu vi e agradeci muito a Deus por toda esta beleza de natureza. Aqui é difícil apreciar o sol, a lua, as estrelas, ainda mais nesta época. Por aqui o outono está chegando com cara total de inverno.
Lindo domingo para vc!
Abracinhos
Sue
Qui temporale...niente luna piena.
ResponderExcluirBacio Elzina.